29 janeiro 2022

“É uma menina? O importante é que tem saúde” | Relato de um pai

 Às vezes é melhor ficar calado a fazer certos comentários


    Estava passeando com minha esposa e minha filha mais nova (poucos meses de idade na época), quando um conhecido (apenas conhecido mesmo, coisa de cidade pequena) parou para perguntar se tínhamos um menino ou uma menina. Respondemos com muito orgulho que era uma menina, ao que ele disse sem pestanejar: ah, é uma menina? O importante é que tem saúde".

    Naquele momento tivemos um choque. Não sabíamos o que dizer, não respondemos. Não era uma piadinha machista qualquer, ele estava falando sério. Como se ter uma menina não fosse bom. Só faltou dizer "mais sorte na próxima vez".


    Qual o problema em ter uma menina? Meninas são a "segunda divisão" da paternindade? Ah, é menina, tenta na próxima. Não é exagero, temos duas meninas e a pergunta mais comum é: vão tentar ter o menino? Duvido muito que um casal tenha um menino e as pessoas digam "que pena, vão tentar uma menina? Mais sorte na próxima vez".

    Fiquei sem palavras naquele momento porque nunca imaginei ouvir aquilo. Imaginei Gabi (o nome da nossa filha é apenas Gabi mesmo, antes que você tente imaginar se é apelido) olhando para aquele homem com uma expressão séria e dizendo: qual o problema "mermão"? O importante é que não sou sua filha.

    Acredito que foi naquele momento que decidi escrever sobre ser pai de menina. Ali lembrei de tantas outras frases machistas que são ditas sem nenhum remorso (temos uma filha de 12 anos e já ouvimos de tudo um pouco) e percebi que um pai não pode se calar diante de tamanho absurdo.

    Com o tempo você percebe que não pode se calar diante de situações como esta. Muito do que se diz precisa ser rebatido, avaliado, discutido. Aquele homem falava sério, outros falam como piada, porque acham que diminuir a importância da mulher é engraçado. Engraçado para quem? Você não aceita que sua filha seja considerada a segunda divisão da paternidade. Sua filha não pode ser apenas mais uma opção para os homens em um mercado de mulheres. Nem sua filha e nem a de qualquer outro pai ou mãe.

    Ser pai de menina é ser um lutador contra um mundo que vangloria o nascimento de um filho e faz piada com o nascimento de uma filha: "o importante é que veio com saúde"; "trabalhou para os outros"; "segurem suas filhas que meu garanhão tá na área". 

    É uma batalha constante. E quer saber? Essa é a melhor batalha de toda a sua vida. Ser pai de menina te transforma. Você se vê pedindo perdão por todas as frases machistas que um dia você propagou, afinal nascemos em uma sociedade machista. Ser pai de menina é isso, ser melhor a cada dia.

3 comentários:

  1. Realmente há o preconceito, quando eu e meu cônjuge descobrimos que o sexo do bebê e revelamos que era masculino, nós só ouvimos um comentário,"eita que o pai ficou todo cágado de tão feliz", até agora me pergunto o que passa na cabeça de quem diz isso, por que se fosse menina teria o mesmo amor e mesmo tratamento de ambas as partes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Clarisse, colocam como se o pai devesse ficar mais feliz quando é um menino.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...