Esse é o terceiro livro da autora que estou lendo e apesar de ter gostado muito dos seus outros títulos Educação Não Violenta e Porque Gritamos, posso dizer que este já se tornou o meu favorito.
Elisama Santos é escritora e psicanalista. Escreve e palestra sobre educação parental e sobre construção de relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos, por meio da comunicação não violenta. Ela tem dois filhos e é super atuante nas redes sociais, trazendo reflexões sobre maternidade, relacionamentos amororos, poder do diálogo.
A conheci em um programa no GNT e qual não foi a minha surpresa ao constatar que ela era a autora de um livro que eu já queira a muito tempo que era o Educação Não Violenta.
Gosto de Elisama porque ela é muito humana, alguém que não esconde seus erros, suas dificuldades, que fala a real, ela traz muitas histórias em seus livros e isso é algo que me conecta bastante.
Já li alguns livros de Marshal Rosenberg, que poderia dizer que é o pai da Comunicação não Violenta, mas com Elisama eu consegui me aprofundar bem mais, acho que ela explica de uma forma mais didática.
Nesse livro em especial o que me chamou atenção é que vai além da parentalidade, ela fala de todos os relacionamentos, inclusive de casal. É preciso muita coragem para iniciar uma conversa de modo empático, sem acusação, sem julgamento, disposto a ouvir verdadeiramente, sem dar nossa opinião ou conselho, que não foi pedido.
Na parte em que ela fala sobre as chantagens, me fez refletir como elas estão presente no dia-a-dia, seja num relacionamento entre pais e filhos, de amizade ou num relacionamento amoroso, às vezes fazemos e nem percebemos, ou sofremos e não sabemos como agir.
A verdade é que precisamos de coragem em todas as nossas conversas e esse livro eu indico para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário