21 fevereiro 2022

Era uma casa muito engraçada...

 Acredito que todo mundo conhece a canção de Vinícius de Moraes A Casa, acho que a vi a 1ª vez em um livro didático quando era criança, nunca mais esqueci a letra.

Bom, minha casa tem paredes e teto, mas parece que não gosta muito de ter, calma que vou explicar. Minha família e eu nos mudamos para essa casa no dia 1º de Agosto de 2004, era um domingo e a minha expectativa era gigante, foi a primeira mudança da minha vida e estava cheia de significados, pois foi basicamente uma mudança radical. Chegamos na calada da noite, sem chamar atenção, mas não durou muito, depois que tiramos tudo do carro, o ajudante do motorista decidiu fazer uma manobra e eis que o caminhão bateu na casa, o pneu entrou no quarto, fez um buraco na parede, costumo dizer que abalou todas as estruturas da casa, depois surgiu rachão em outros compartimentos.

Por volta de 2006 fizemos uns pequenos reparos, o salitre já estava dando o ar da graça, precisava de pintura, fizemos uma maquiagem por assim dizer. Vale comentar que era uma casa nova, acho que não tinha nem 2 anos de construção.

Até que em 2009 já estava um caos, muito salitre, as paredes se desfazendo mesmo, e como estava grávida achamos que não ia ser bom criar um bebê naquelas circunstâncias, mais uns reparos aqui e outros acolá, chama os amigos para fazer a pintura.

Acredito que em meados de 2012 a casa estava daquele jeito novamente, então se joga na reforma, tinha salitre na casa inteira, era um trabalhão para limpar tudo, deixamos ela habitável de novo.

Corta para 2014 e a casa já estava um caos novamente, dessa vez fizemos uma reforma grande, mais longa, realizamos empréstimo, só que não foi os melhores profissionais e nem o melhor material utilizado, fizeram umas gambiarras, o trabalho todo mal feito, passaram a perna na gente.  Para se ter uma ideia a cerâmica foi tão mal colocada que a pessoa tropeça na cozinha e na sala, no banheiro o serviço foi mal acabado uma tristeza. 

Por esse motivo não é atoa que em 2017 tivemos que fazer outra reforma, muito salitre, cupim, a porta do banheiro tinha caído, dessa fez chamamos um engenheiro para auxiliar e pensamos agora vai. Detalhe que colocamos todos os móveis em um quarto só, obviamente esse quarto não foi reformado. Mas, para variar, o pedreiro colocou a forra da porta do banheiro errada e simplesmente não foi possível fechar, precisava serrar a porta, alerta de spoiler tentamos entrar em contato com todos os marceneiros da cidade para fazer esse trabalho simples e nenhum nunca apareceu. Isso só foi resolvido em 2021.

Da obra de 2017

Em 2020 a casa estava inabitável, fomos colocar no papel tudo que precisava ajeitar e quando passou de 30, você pode pensar que decidimos reformar não é mesmo? Na verdade, alugamos uma casa na mesma rua e nos mudamos, deixamos todo aquele caos para resolver depois. 

Estar numa casa mais ampla e confortável foi muito importante, pois com a pandemia as crianças não podiam sair para brincar, nessa casa tinha bastante espaço, foi muito bom enquanto moramos lá. 

Só que a vida meus amigos é uma caixinha de surpresas, em janeiro de 2021 vários fatores nos fizeram decidir voltar para casa, aí sim começou uma reforma, a maior de todas, como nas outras reformas continuamos dentro de casa não tinha muita liberdade de fazer as coisas, dessa vez estávamos na outra casa, dava para fazer tudo. 

Quando fizemos o orçamento, o responsável pela reforma disse é melhor se sentar, tivemos que tirar algumas coisas da lista. Mais um empréstimo, outra equipe, aquela esperança, e... o pedreiro abandonou a obra, ficou parada um tempão, no dia que descobriu o telhado deu uma chuva e molhou o gesso. 

Outro pedreiro, muito zeloso, que teve de refazer todo o trabalho do anterior de tão mal feito, o tempo passando, já fazia 2 meses, precisávamos voltar para casa porque não dava para pagar aluguel e bancar uma reforma, combinamos com o contratante de terminar tudo dentro para gente voltar pra casa e fazer a parte de fora depois. 

Da obra de 2021

A casa estava de fazer tristeza

Voltamos para casa e a parte de fora nunca foi terminada. A obra já fez aniversário de 1 ano agora, tudo pago e não foi finalizada, falta pintura da parede, do portão, finalização da calçada, a areia ainda está lá esperando uma volta. Porém, o pior caro leitor é que o salitre já apareceu, não sei se por erro na obra, ocorreu uma infiltração no meu banheiro e a minha casa que nem acabou a reforma está precisando de outra reforma. Já entramos em contato várias vezes com o responsável pela obra e ele só enrola.

Bem, tantas reformas, tantos problemas, esses 17 anos morando lá parece ficção. Já benzeram a casa várias vezes, já fiz oração, já joguei canela, já tentamos de um tudo. Se eu fosse comediante dava um stand up inteiro só sobre essa casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...